Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                  Quem Somos | Oficinas em Porto Alegre | Oficinas Online | Editora | Notícias | Contato
Reserve sua vaga para próximas turmas do Formação de Escritores presencial em POA

Oficina de Crônicas para iniciantes

TURMA CONFIRMADA - inscrições ainda abertas

Presencial em Porto Alegre, RS

Módulo com oito encontros. Parte da conceituação do gênero, passa por distinguir sua linguagem e características para, então, promover uma série de exercícios explorando suas mais diversas formas. E, na medida em que a crônica é o mais oral dos gêneros de prosa, ela igualmente serve com perfeição para escritores iniciantes em busca de reconhecer sua voz literária.

Entre os exercícios, a oficina trabalhará com crônica artigo, prosa poética, crônica resenha, fluxo de consciência, crônica mimética e paródias, entre outras formas consagradas. O plano é explorar criatividade, agilidade e concisão. Também as costuras capazes de ofertar aos leitores textos com sedução e fluidez – marcas características do gênero. Por fim, defrontar escritores iniciantes com a exposição autoral, treinando a crítica e a autocrítica.

Rubem Penz é cronista do Metro Jornal, ministra oficinas de crônicas há mais de dez anos e já conquistou importantes prêmios nascidos da produção literária coletiva dos seus projetos.

Duração: 8 encontros (de 07 de maio a 25 de junho de 2018)

Horário: segundas-feiras à tarde (das 14h30 às 16h30)

Local: Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691 - Menino Deus)

Investimento: 3 x R$ 150,00 ou R$ 395,00 à vista


Clique aqui para fazer sua inscrição


Conteúdos do Curso

> Definições de crônicas;
> Características formais do gênero;
> Exemplos de estratégias consagradas;
> Exercícios de manejo e criatividade.


Clique aqui para fazer sua inscrição


Ministrante

Professor do curso Rubem Penz é escritor, publicitário, baterista, compositor e percussionista. Atualmente é colunista do Metro Jornal Porto Alegre e da revista eletrônica especializada em crônica RUBEM. É o idealizador e organizador da Oficina Literária Santa Sede, crônicas de botequim. Com ela, lançou as crônicas de botequim de 2010 a 2017, conquistou o Prêmio Açorianos como Destaque Literário e o Livro do Ano AGES (2017). Mais informações em www.rubempenz.net.

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email marcelo@metamorfosecursos.com.br.

 


Metamorfose Cursos e Editora
sede em Porto Alegre, RS | contato@metamorfosecursos.com.br | WhatsApp 51-99319-5780