Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                                           Quem Somos | Onde estamos | Editora | Contato
Cursos de escrita com inscrições abertas: Cursos presenciais em Porto Alegre | Cursos Online

Oficina de Escrita Feminina e Feminista

TURMA CONFIRMADA - inscrições abertas

Presencial em Porto Alegre, RS

O que é literatura feminina? Por que é necessária uma escrita feminista? As respostas para essas perguntas seguem sendo polêmicas na atualidade, embora já tenham sido bastante discutidas.

A partir destas questões, a Oficina de Escrita Feminina e Feminista analisará alguns pontos controversos desta temática ainda tão presente em nossos dias, que é a relação entre a mulher e a ficção. Assim, a oficina, embasada em diversas autoras célebres, como Virginia Woolf, Simone De Beauvoir e Sylvia Plath, busca promover o protagonismo feminino através da literatura. Para isso, serão analisados os espaços dados às mulheres na esfera literária, seja enquanto autoras, enquanto personagens ou enquanto leitoras. A oficina também contará com atividades práticas de escrita.

As(os) participantes não precisam necessariamente ter experiência na escrita.

Data: dia 31 de agosto, SÁBADO, das 9h às 16h (com 1h de almoço)

Local: Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691 - Menino Deus)

Investimento: R$ 150,00


Clique aqui para fazer sua inscrição

Se você gostaria de fazer esse curso mas não nesses horários, clique aqui


Conteúdos do Curso

> A mulher e a ficção: autora, personagem e leitora;
> O que é literatura feminina;
> O que é feminismo;
> Autoria feminina: da "morte da autora" ao lugar de fala;
> A escrita feminina: da antiguidade à contemporaneidade;
> Dicas para escrever literatura feminista;
> Exercícios/ Atividade prática.


Clique aqui para fazer sua inscrição


Ministrante

Professor do curso Débora Porto é professora, linguista, escritora e editora. Doutoranda em Linguística, vem pesquisando há alguns anos sobre a escrita feminina e feminista. Mestra em Sociolinguística pela UFRGS, em sua dissertação de mestrado, intitulada "A escrita da mulher trabalhadora na imprensa operária brasileira da República Velha: a luta contra o enclausuramento e o preconceito linguístico" abordou a influência da escrita da mulher trabalhadora no início do século XX. Administra a página Lutas Feministas em diversas redes sociais. Participou do curso de Formação de Escritores da Metamorfose.

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email marcelo@metamorfosecursos.com.br.

 


Acesso rápido: Capa | Quem Somos | Cursos em Porto Alegre | Cursos Online | Editora Metamorfose | Espaço Metamorfose | Contato