Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                  Quem Somos | Oficinas em Porto Alegre | Oficinas Online | Editora | Notícias | Contato
Reserve sua vaga para próximas turmas do Formação de Escritores presencial em POA

Escrevendo Teatro para Crianças

TURMA CONFIRMADA - inscrições abertas

Presencial em Porto Alegre, RS

O universo infantil possui grande identificação com a linguagem teatral, pois a criança, em suas brincadeiras de faz de conta, transforma a si mesma, ao grupo e aos objetos com os quais brinca, de modo ficcional. Por outro lado, a brincadeira e a arte teatral não são a mesma coisa, pois possuem formas distintas de criação e de apreciação, além de papeis sociais diversos.

Quais as similaridades e diferenças entre essas atividades? Como escrever peças teatrais para crianças sem subestimá-las e respeitando a maneira plutiperceptiva infantil de dialogar com o mundo?

Em mais de quinze anos de trabalhos artísticos dedicados à infância, Viviane Juguero desenvolveu o entendimento de lógica lúdica infantil e princípios de elaboração de dramaturgia para crianças, com o intuito de criar trabalhos que divirtam, emocionem e propiciem distintas elaborações, por meio de composições multissignificativas e pluriperceptivas como as brincadeiras.

Data: dia 31 de agosto, SÁBADO, das 9h às 16h (com 1h de almoço)

Local: Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691 - Menino Deus)

Investimento: R$ 150,00


Clique aqui para fazer sua inscrição


Conteúdos do Curso

> A criação de peças para crianças (exemplos e exercícios práticos);
> Brincadeira e dramaturgia;
> A teatralidade e o desenvolvimento infantil;
> Diversos estilos e possibilidades de composição;
> Faixas etárias distintas: modos de criação;
> Dramaturgia transversal.

Material pedagógico de apoio: http://bandodebrincantes.com.br/?pg=11232


Clique aqui para fazer sua inscrição


Ministrante

Professor do curso Viviane Juguero é dramaturga, pesquisadora, atriz e professora. Iniciou sua carreira artística em 1994 e a investigação sobre criações para crianças em 2003. É Doutora e Mestra em Artes Cênicas, pelo PPGAC da UFRGS, onde desenvolveu investigações voltadas à dramaturgia e ao teatro para crianças. Realizou Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), na Universdade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. É representante regional do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) e integrante da Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (ASSITEJ), da Rede Internacional de Pesquisadores para Jovens Audiências (ITYARN), e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos de Criação no Teatro para a Infância e Juventude do CNPQ, além de ser coordenadora e idealizadora do Bando de Brincantes, coletivo de arte com o qual desenvolve distintos trabalhos. Como dramaturga para crianças, destacam-se as peças teatrais “Canto de Cravo e Rosa” (Bando de Brincantes, 2007; Libretos, em 2009); “Jogos de Inventar, Cantar e Dançar” (Bando de Brincantes; Libretos, 2010), “Quaquarela” (Bando de Brincantes, 2012); “Peteca, Pião e Pique-Pessoa”, em co-autoria com Jorge Rein (Bando de Brincantes, 2018) “Lacatumba” (EDIPUCRS, 2018); o espetáculo transversal de “Ecos de Cor e Cór” (FORPROF/UFRGS, 2015); a série audiovisual “Jogos de inventar” (Bactéria Filmes; FSA/ANCINE, 2018), além do longa-metragem de animação “O jardim da rua 13” que está em fase de desenvolvimento, em produção Brasil/Espanha (Bactéria Filmes, Armazém de Imagens; Druzina Content; Castelo de Proa; FSA/ANCINE, 2019).

Apoio

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email marcelo@metamorfosecursos.com.br.

 


Metamorfose Cursos e Editora
sede em Porto Alegre, RS | contato@metamorfosecursos.com.br | WhatsApp 51-99319-5780