Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                                           Quem Somos | Onde estamos | Editora | Contato
Cursos de escrita com inscrições abertas: Cursos presenciais em Porto Alegre | Cursos Online

Depoimentos - Curso de Formação de Escritores

"Teu nome está na minha história, sempre serei grato por isso, pois me mostrasse o caminho do terço final da minha vida, nunca vou esquecer isso, gratidão é tudo. E com certeza o teu nome será a maior referência no Estado e será lembrado na história como o escritor que mais criou possibilidades, caminhos e fez surgir toda uma geração de novos escritores. Meu amigo, o teu método é revolucionário e criativo. Dá chance e cria oportunidade para que os alunos possam ter a sua primeira publicação. Isso é genial!"

Mario Pool

"O curso de Formação de Escritores, concluído no final de 2018, foi fundamental no meu projeto de escrever uma narrativa longa, não sendo eu uma pessoa da área de letras e não tendo uma vivência literária significativa anterior. Contribuiu com a aquisição de conhecimentos técnicos e de ordem prática, a partir das aulas teóricas e, sobretudo, do compartilhamento da experiência de diversos escritores. Sou muito grato à Metamorfose, senti segurança em continuar o processo de escrita a partir do curso, buscando evoluir sempre, e pelo apoio na edição e publicação do meu primeiro livro, Touros e Ursos, a ser lançado na Feira do Livro de Porto Alegre em novembro de 2019. O processo de escrita significou o exercício das ferramentas buscadas durante a preparação anterior e a busca do meu estilo próprio. Tanto o curso como o livro serviram para consolidar o encantamento pela escrita e pela literatura e para consumar, com muita satisfação, o projeto pessoal, iniciado em meados de 2016."

Andre Kirchheim

"O curso foi fundamental para mim, pela orientação, aprendizado e todo o conhecimento que obtive, não só pela escrita em si, mas também com relação a carreira e mercado de livros. Atendeu plenamente minhas expectativas, entregou tudo que foi prometido e esta experiência foi determinante para eu publicar o meu primeiro livro. O talento pode vir da nossa vivência, DNA, experiência. Contudo, o curso te embasa com questões técnicas que são fundamentais para o resultado final.

O auxílio veio pelo conhecimento do mercado de livros, das formas de contrato, como funciona uma editora, distribuição e divulgação dos livros e todo o processo de investimentos e retornos. Mais do que isto, o fato da proposta ser a publicação do livro no final como uma espécie de trabalho de conclusão e o apoio da Editora, não só viabilizou o meu primeiro livro como agregou sobremaneira o impulso da carreira de escritor."

Rogerio Anele

"Quero te agradecer pela oportunidade de publicar o livro da dupla Agualina e Maresia. Sei que ele está a caminho porque tem a tua mão minuciosa, competente e de valorização aos novos escritores. Você nos faz refletir sobre o desejo que temos de escrever. Depois que comecei os cursos, convivi contigo e ouvi a tua fala realista e exigente, mudei muito e vejo que tenho uma longa jornada como escritora, segundo a Kátia escreveu em seu livro. Uma jornada árdua, mas feliz! Muito obrigada por proporcionar aos teus alunos o contato com diferentes escritores, podendo conversar e ouvir suas experiências. Isso faz muita diferença! Quanta gente maravilhosa, quantos autores que conheci e que olham com respeito os novos escritores. Antes não gostava de ouvir que era uma escritora de um livro só. Agora tenho orgulho de dizer que sou escritora da Metamorfose, que provocou muitas transformações em mim. Não importa a quantidade e, sim, a qualidade do que se produz. Muito obrigada, Marcelo! Muito obrigada!"

Adriana Stein

"Dizer que o curso superou minhas expectativas talvez seja pouco. Com a oportunidade da publicação de um conto, recebi retornos extremamente gratificantes. O curso, além da orientação técnica, proporciona o caminho para a nossa expressão mais profunda. Obrigado!"

Eduardo Medeiros

"Quero agradecer pela oportunidade de ter proporcionado um curso maravilhoso para todos nós. Eu quero receber todas as informações de cursos, pois quero continuar com o aprendizado. Foi realmente incrível poder ter um contato tão especial com a escrita e, vc sabe proporcionar momentos muito especias, Obrigada de coração."

Karoline Dietrichkeit


Clique aqui para acessar a página do curso


"Eu sou um resultado.

Em minha primeira oficina para desbloqueio da escrita, acreditava saber escrever muito bem. Só precisava saber como publicar minha obra. O primeiro exercício proposto gerou uma narrativa que provocou aplausos e o comentário, o que tu estás fazendo aqui? Isto me convenceu de estar certa, escrevo bem mesmo. Então Valesca perguntou aos alunos: o que acham ser este texto, conto, parte de uma narrativa mais longa, relato? Fiquei confusa. É uma história! Meu cérebro gritava: por que importam estas análises?

No final dos três anos seguintes fomos convidados a participar de uma coletânea de contos. Cada autor contribuiu com dois. Um dos meus, escolhido por unanimidade pelo grupo entusiasmado, é com certeza um conto. O que defendi para ser incluído, hoje me deixa em dúvida sobre sua classificação.

Esta dúvida só existe porque conheci o Curso de Formação para Escritores, ministrado por profissionais da escrita, convidados pela Metamorfose. Em cada módulo uma técnica é apresentada em detalhes, com esclarecimento de dúvidas, contribuições de alunos são escutadas, avaliadas e aplicadas ao tema do módulo. Saí da oficina anterior com a certeza de ser uma boa cronista. No módulo sobre crônicas fui sorteada para durante a aula escrever um texto na forma clássica. Foi elogiado e confirmou meu talento para esta modalidade de narrativa. Anteriormente descobrira que existem pelo menos dez formatos para crônicas. Algum já conhecia como o estilo do Luís F. Veríssimo. Encantava-me, percebia haver uma diferença, bem como nas do David Coimbra, mas se perguntassem qual o detalhe que as distingue não saberia até ouvir os ensinamentos de Rubem Penz.

A cada módulo um encontro encantador, o convívio com talentosos escritores locais e um manancial de conhecimentos é oferecido.

Após o quarto módulo, um convite, outra coletânea de contos, livres para o tema, direcionados quanto à forma. Um exercício para publicação. Nova experiência com a autoria, o aplauso das filas à espera do autógrafo. O novo ano começou e veio com um compromisso pelo qual trabalhamos em cada novo módulo: produzir um livro solo, uma narrativa longa ou várias curtas, cada um sentindo suas possibilidades, o tempo todo com orientação, sugestões, novos exercícios, novas publicações preparatórias. Na formatura, sim teve colação, senti que eu não era mais um projeto, uma crença sem obras, um mito que só o meu desejo de escrever conseguiria enxergar. Tornei-me um resultado.

Como meus orientadores e colegas mais treinados na arte de escrever, agora sei o que está sobrando ou faltando, que estrutura define a narrativa em análise, como provocar o efeito, além de apenas contar e porque estes critérios são necessários. Finalmente sou uma escritora. Obrigada, Metamorfose, obrigada, Marcelo, obrigada aos que contribuíram para este resultado. Minha obra de conclusão está a caminho da Feira do Livro de 2019.

Lúcia Glaci Votto Totaro

"O Curso de Formação de Escritores para mim foi fundamental. Eu já escrevia antes de ingressar no curso, e foi perceptível o crescimento na capacidade de construção do texto. Analisar o próprio trabalho, entender a razão de um trecho não funcionar direito, saber o que procurar de falha em termos tanto de desenvolvimento de ideias quanto de construção do texto em si. O conhecimento adquirido sobre mercado editorial, de maneira clara e real, sem utopias, e o convívio com pessoas do meio literário também foram muito importantes. Além das aulas e conhecimento em si, conviver com outras pessoas que escrevem ajudou muito na manutenção de uma atmosfera de produção."

Rodrigo Scop

"Para mim foi fundamental estar em contato constante com escritores e professores que já tem uma trajetória de conquistas na área literária. O estudo de algumas técnicas nos facilita na organização da escrita, mas poder vivenciá-las nas leituras de diferentes textos e com os exemplos dos mestres foi importante para me dar mais segurança na hora de escrever."

Taís Moreira

"O Curso de Formação de Escritores foi, e ainda é, um lugar para viver a literatura. Aprendemos com escritores que além de trabalhar com os aspirantes, revelando algumas de suas ferramentas, contribuem para que possamos mergulhar em um universo criativo e de multiplicação de ideias."

Liz Quintana

"Estar em um ambiente literário é inestimável. Encontrar pessoas que almejam contar/recontar histórias, narrar sentimentos, transpor em palavras um outro mundo, fictício, inventado, mesclado de ficção com realidade. A cada semana eu esperava com ansiedade o encontro com os colegas e com o professor(a).  Fiz amizades, todos fizemos.

Assim como o texto, que sempre dá pra melhorar, ler, reler e cortar, o escritor também nunca está inteiramente pronto. Que venham outros cursos! E que a Metamorfose Cursos continue nos chamando para os próximos que virão!"

Sinara Foss

"A bem da verdade e por justiça devo dizer que o curso de formação de escritores está sendo um evento intelectual importante da minha vida. A Faculdade de Direito já havia sido um descortinar de horizontes. Vejo agora que ela se constituiu num passo necessário e imprescindível para chegar a este de agora - me reconhecer como um escritor. A minha maneira de viver, o meu modo de pensar a vida encontrou um espaço de expressão importante. São aqueles momentos (epifania) que a gente espera a vida toda. O curso está me ajudando a encontar o melhor de mim. Essa faceta de escritor, que mais do que produzir textos literários, é uma forma de ver o mundo e desvendar o sentido da vida. A minha sensibilidade encontrou uma forma legítima e estética de se exprimir e eu estou muito feliz. Isso não é pouco! O convívio com os colegas também tem sido muito gratificante e enriquecedor."

Luis Alberto Saavedra

"O curso foi importante na medida em que me proporcionou beber diretamente na fonte da experiência de escritores consagrados, como é o caso do Marcelo, da Letícia, do Rafael e de tantos outros. Esse acho que foi o quesito mais importante, que diferencia o curso da metamorfose de outros que apenas repassam conteúdo teórico. Utilizei muito da experiência adquirida no curso na produção do livro. A linha de tempo que montei entre a leitura do material de pesquisa e o início da escrita foi conteúdo aprendido com a Letícia, que adaptei para utilizar em uma obra de não-ficção. Na organização da pesquisa e das leituras para obra de caráter histórico, utilizei muito das técnicas sugeridas pelo Rafael Guimaraens."

José Eron Nunes

"2018 foi um ano especial para mim. De todas as decisões que tomei a mais significativa foi a escolha de estudar na Metamorfose Cursos. Foi onde me descobri de fato, escritora, principiante, mas escritora. Descobri que sou capaz e que muita gente torce por mim, e isso me conduziu e motivou a seguir em frente. Gratidão, Marcelo Spalding, por fazer da Metamorfose a motivação da metamorfose de todos nós, teus alunos! E, Bruna Agra Tessuto, querida pessoa que eu amo de coração, gratidão eterna por contribuir para que eu despertasse o "profundo do âmago do meu ser". Muito obrigada para todos da Metamorfose e aos grandiosos professores escritores que foram os mestres orientadores de meus passos na escrita. Ana Mello, André Roca, Duda Falcão, Rubem Penz, Leticia Wierzchowski, Gilberto Fonseca, Cíntia Moscovich, Luiz Paulo Faccioli um grande abraço! E a mais nova amiga, com sensibilidade enorme em registrar os melhores momentos de nossas aventuras no curso, Luísa Tessuto."

Adriana Stein

"O curso foi muito importante porque me encorajou a levar adiante o projeto de escrever um livro. Além disso, os encontros semanais com autores gaúchos que, generosos, compartilharam suas experiências, técnicas e conhecimentos, ampliaram o meu horizonte de expectativas. O curso também desempenhou um papel fundamental na produção do meu livro, pois além dos módulos desenvolvidos por diferentes autores, também foi possível contar com o apoio da equipe e a orientação do professor Marcelo Spalding. (...) A localização é de fácil acesso, o preço é acessível, os professores são muito bons e o os alunos são tratados com muito carinho, respeito e atenção."

Adriana Maschmann

"O Curso Livre de Formação de Escritores foi fundamental para mim. Embora eu já tivesse escrito outro romance que publiquei por outra editora, aqui eu acabei tendo formação para elaborar textos mais acertadamente, sem vícios. Até nas poesias. Pude perceber que muitas vezes eu repetia palavras, então algumas poesias eu trabalhei graças ao curso da Metamorfose, que tem excelentes professores, e que para mim foi uma grande motivação. Continua sendo uma grande motivação, acho que até vou sugerir para o Marcelo que ele faça uma faculdade (risos). Porque é muito bom, a qualidade dos professores também é muito boa, a crítica que se faz aqui é muito construtiva, sobre os textos que se produz. É um ambiente que eu me sinto muito bem! E que eu recomendo para todo mundo que gosta de escrever."

Ana Silveira Teixeira

Clique aqui para acessar a página do curso

"Quando resolvi fazer o Curso de Formação de Escritores da Metamorfose, não poderia ter escolhido melhor. Agora, no dia da formatura, me sinto realizada. Durante um ano e seis meses aprendi coisas que vou levar pelo resto da vida, participei de duas coletâneas, conheci colegas talentosos e escritores que admiro muito. Obrigada, Marcelo Spalding, e a todos os envolvidos."

Vanderléia Reis

“Eu comecei a fazer cursos de escrita criativa a partir do momento que eu me aposentei. Além de ser terapeuta de família e casal, eu trabalhei por 28 anos na Assembleia Legislativa, eu era concursada como assistente social, e eu trabalhava loucamente. E aí eu me aposentei e continuei com o consultório, mas fiquei com muito medo de uma vida esvaziada, de repente! Eu pensei “Eu tinha um horário enlouquecido, vou fazer o que agora?”. Meu filho já tinha casado, minha filha já tinha saído de casa, a casa vazia, tempo sobrando, e eu faço o que com isso tudo? Aí eu me matriculei na minha primeira oficina de escrita criativa em 2013. Fiz, e gostei. Aí não sei mais quantas oficinas eu fiz depois. Eu escrevia para as oficinas, mas eu não tinha nenhuma ideia ou intenção de publicar. Eu não mostrava muito meus textos para ninguém, a não serem as pessoas próximas. Quando eu estava terminando a oficina com o Assis Brasil, eu pensava: “E agora? O que eu vou fazer ano que vem?”.

Nisso eu vi o curso da Metamorfose, de um ano e meio, resolvi me inscrever porque por esse tempo eu já ia ter a solução! Muita coisa de teoria eu já tinha visto mil vezes, mas vi muita coisa nova: nunca tinha buscado nada sobre poesia, porque pensava que eu não sabia fazer então não buscava, adorei! Vi também a parte prática do ser escritor, de como tu se organizas, como tu vendes o teu trabalho, isso eu não tinha a menor ideia! Uma coisa que é muito importante no curso, que pra mim foi muito importante, é a segurança da possibilidade de arriscar e ir além. Me senti com uma rede de proteção, do tipo: se eu entregar um livro, e o Marcelo achar uma droga, eu tenho certeza que ele não vai publicar.

Aqui a história principal não é de a editora ganhar dinheiro para publicar teu livro, isso te dá uma segurança, é um respeito mútuo, a editora não vai se queimar, mas a editora também não vai me queimar! Talvez se eu não tivesse feito (o curso), eu não tivesse publicado. Dificilmente eu teria publicado. E também foi aqui com a Metamorfose que eu me senti estimulada a arriscar um romance. Terminando essa parte de estar mais envolvida com o “Nós”, eu vou escrever um romance.”

Maria Avelina Gastal 

"O Curso Livre do Formação me ajudou a sistematizar algumas coisas que eu intuitivamente gostava ou não nos livros que eu lia. Eu tenho formação em Direito, então estava acostumado a escrever de forma técnica-jurídica, então ele me soltou um pouco, também. Mas, principalmente, me deu a base técnica pra produção textual. Entender o que eu escrevo, porque eu escrevo e como seria melhor escrever essa ou aquela história. Me deu as ferramentas para que - quando eu escolho determinada palavra ou forma - faça de forma consciente. O meu texto é inteiramente pensado para causar um efeito. E, para isso, uso os instrumentos que aprendi na Metamorfose."

Filipe Smidt Nunes

"O curso foi fundamental. Na verdade, eu ingressei no curso porque tinha algum material escrito e queria publicar um livro, precisava de uma Editora. Li sobre o funcionamento do curso e a proposta da Editora de, digamos, "acolher" escritores iniciantes e isso me levou ao Curso. O Curso me deu estímulo e compreensão do processo de publicação. Também, possibilitou a discussão de alguns dos meus textos com os colegas e professores. A reação quase sempre possitiva deles, bem como as sugestões de melhoria, qualificaram os textos e me deram confiança. Isso também aconteceu na atividade paralela ao curso que fiz na Editora, que foi participar do grupo de produção textual da Ana Mello."

Stela Rates

“O Curso Livre de Formação de Escritores foi muito importante. Sempre escrevi, tinha muitos poemas guardados, e mesmo algumas coisas que escrevi depois, era material que eu fazia, que nem diz o nosso colega Mário Ulbrich, para minha gaveta, e que talvez nunca publicasse. Só que, com o curso da Metamorfose, outros horizontes de abriram, sem falar no fato de que conviver com outras pessoas na mesma situação que tu, com os mesmos interesses, os mesmos gostos, e com os professores, analisando exercícios e executando as propostas que eles fazem, de determinados assuntos, causa um fervo, um rebuliço no teu imaginário; ideias, pensamento e sentimentos que já tinhas ali e que estava bem guardadinhos, parados, fechado s, que talvez nunca fossem mexidos. O curso trouxe para mim uma vontade de voltar a fazer as coisas que eu fazia, a querer criar, mostrar para os outros. Eu gostei muito de ter feito o curso. Recomendo a quem puder.”

Irene Caraver

Clique aqui para acessar a página do curso

“O curso está me dando muitas ferramentas de autocrítica, com relação à construção dos textos, tanto na questão formal, quanto na questão de como tornar as narrativas mais interessantes ao leitor. O curso contribuiu bastante, sem dúvida.”

Miguel da Costa Franco

"Nunca contei aqui em minha página que, quando decidi publicar meu primeiro livro de literatura infanto-juvenil, isso em 2016, eu o escrevi contando com minha vivência de leitora de gêneros literários diversos e de produtora de textos eminentemente acadêmicos. Em minha concepção, isso era mais do que suficiente para escrever um livro.

De fato, para primeira experiência, acho que meu livro ficou bom. No entanto, se eu tivesse procurado um curso de formação de escritores, todo o processo, desde a escrita das histórias (eram contos ) até a produção do livro, teria sido mais tranquilo. Só que, naquela época, estava tão preocupada em publicá-lo que nem me preocupei em procurar qualquer curso desse tipo. Um ano depois, graças a uma divulgação pela internet, descobri o Metamorfose Cursos, em Porto Alegre, cidade onde resido, e decidi me matricular.

Conforme o próprio site do curso, o objetivo do Metamorfose é “promover o desenvolvimento pessoal e profissional através de palestras, oficinas, cursos e grupos nas áreas de escrita, criação, cultura e comunicação.”

E esse objetivo realmente se concretiza durante as aulas. Estou frequentando o Curso Livre de Formação de Escritores desde agosto do ano passado e, a cada módulo, percebo o quanto tenho de aprender em termos de técnicas de escrita, mesmo sendo professora de Língua Portuguesa e atuando na área há trinta anos. Durante as aulas, além de estudos teóricos, realizamos exercícios práticos que são socializados e discutidos com a turma e com os professores. Isso nos permite voltar para nossos textos e aprimorá-los.

E sabe quem são nossos professores? Escritores consagrados. Já pensou que incrível receber dicas de escrita e ter seu texto avaliado por Letícia Wierzchowski, autora da Casa das Sete Mulheres, ou Caio Riter? Sem falar em um dos diretores do Metamorfose, Marcelo Spalding, também escritor e professor do curso, um profissional muito sério e sempre disposto a dar orientações acerca de todas as etapas de produção de um livro. Aliás, quem participa desse curso publica um texto seu numa coletânea paga pela Editora Metamorfose. E, ao final do curso, poderá também ter um livro seu, individual, publicado. Não é demais?"

Cláudia Sepé

"O Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose tornou algo antes imaginário, sonhável e talvez até ilusório em algo palpável, possível e concreto. Tive epifanias, conheci pessoas incríveis, me tornei mais ciente do mercado editorial a minha volta, discuti o que é inerente à profissão, os gêneros, os públicos, os envolvidos, os processos e até as amenidades. Aliás, discutimos a profissão em si, algo ainda se moldando por essas bandas, mas que, graças a iniciativas como este curso, tem contribuído a uma valorização de escritores como trabalhadores, e não só como gênios ou figuras erráticas ou abençoadas. E vamos ao livro!"

Maiara da Silva Alvarez

"Numa tarde de dezembro de 2016, quando eu estava passeando pela minha timeline, me deparei com um anúncio que mudaria minha vida. Era o Curso de Formação de Escritores, da Editora Metamorfose, do Marcelo Spalding. Eu, que sempre amei escrever e queria muito ter a chance de publicar um livro, resolvi me matricular. Chamei a minha amiga e parceira na paixão pela escrita Camila Rocha de Abreu, e ela aceitou entrar nesta empreitada comigo. E lá fui eu, em busca de algo que nem sabia ao certo o que era. Desde então, tenho ido para Porto Alegre todas as noites de quinta-feira e sempre volto diferente. Um mundo novo se abriu para mim. Autores que eu não conhecia, estilos de texto que eu nunca me imaginei escrever, fazendo sentido."

Louisiane Carvalho

"Queria dizer que eu estou extremamente feliz e satisfeita pelas aulas, pelo andamento do curso e por todas as coisas que eu aprendi aqui, por todos os amigos que eu conquistei graças a esse curso. Quero agradecer também ao Marcelo, ao William, a Bruna, a Ana Mello, a Leticia, aos professores todos que estiveram aqui, que passaram por mim e cada um relatando as suas experiências e aperfeiçoando meus conhecimentos de leitora e de futura escritora. Um muito obrigada mesmo porque vale a pena, o curso é maravilhoso, eu recomendo pra todo mundo que quiser ser um escritor e quiser conteúdo realmente sério."

Adriana Maschmann Machado

"Gostaria de deixar registrada a importância e a diferença que este curso está fazendo na vida do meu filho Fernando. Antes de entrar no curso estava completamente desanimado com sua escola, ele é muito exigente e voltava para casa frustrado com o rendimento daquilo que estava recebendo de aprendizagem, estava estudando sempre por conta própria em casa e rabiscando os livros que sonha em publicar. Pesquisando na internet descobri este curso e achei que seria uma boa alternativa para reforçar a escrita e também para que não desistisse de escrever. O curso deu um novo rumo e um novo ânimo para ele, estou muito contente com o resultado e o aproveitamento que está tendo, se saiu bem na redação e teve uma boa classificação até no vestibular. Ele também está muito feliz com tudo que está aprendendo na Metamorfose, com certeza o curso está proporcionando um crescimento pessoal e também naquilo que mais gosta de fazer que é escrever. Fica aqui minha gratidão pelo trabalho maravilhoso da METAMORFOSE, nem eu imaginei que o curso seria tão bom, fez com que melhorasse a autoestima e voltasse a acreditar que ele pode e é capaz de realizar muitas coisas."

Jussara Paim

"Entre as melhores decisões na minha vida está ter me inscrito nesse curso primoroso. Saio renovada de cada aula. Acredito que todo/a professor/a deveria fazer algo nesse sentido. Podemos até não escrever para publicar, mas qualificamos a nossa escrita e, sobretudo, a nossa forma de ler. Parabéns Marcelo Spalding e equipe!"

Jennifer Cuty

"Com relação às aulas e à metodologia do curso, achei excelentes. A ideia de escritores consagrados compartilhar com os alunos do curso suas experiências e metodologia foi um grande acerto e diferencial da Metamorfose."

Tiago Bessa

"Escrever sempre fez parte da minha vida. Quando eu não dominava as letras, ainda criança, eu escrevia com meu pensamento. Minha imaginação voava. Assim que aprendi a escrever, logo comecei a registrar aqueles meus pensamentos. E não parei mais. Eram ideias, sonhos, fatos da vida e por aí vai. Até que chegou o dia em que publiquei meu primeiro livro. Mas ainda faltava algo. Não as ideias ou os ideais, mas faltava a lapidação das palavras. Elas estavam todas em mim, mas elas necessitavam ser purificadas. “A grosso modo”, eu precisava levá-las para a pia e lavá-las uma a uma. Bem assim. Para tirar a poeira que permaneciam grudadas nela. Como se faz isso com letras? Frequentando um curso de formação de escritores. E foi o que procurei. E encontrei. O Curso de Formação de Escritores do Espaço Metamorfose é, sem dúvida, local ideal para lapidar as minhas palavras. Fiz e recomendo. A equipe de professores é competentíssima. Saímos de lá mais do que com uma bagagem de teorias e conselhos formais, saímos de lá leves e com nossas palavras “lavadas”."

Cláudia de Villar

"Quero também salientar que o curso foi muito bom e sempre que eu tiver a oportunidade vou recomendar. Percebo que já escrevo diferente, meu mundo se ampliou. Enfim, foi um ótimo investimento. Obrigada pela tua disposição de sempre e com certeza ainda vamos nos encontrar por aí."

Patrícia Fonseca

"Escrevo porque tenho uma longa jornada em diversas oficinas literárias e, sinceramente, nunca estive numa oficina/curso tão boa e tão consistente como é o teu curso de formação de escritores. Estou conseguindo agregar uma série de conhecimentos dispersos do curso de Letras, e dar um novo sentido ao que eu já conhecia. Tu estás de parabéns pelas excelentes aulas! És um grande professor! Tenho certeza de que em pouco tempo, teu espaço estará entre um dos mais procurados da cidade. Mais uma vez, PARABÉNS!"

Lívia Petry Jahn

"Estou adorando! O curso tem me proporcionado bastante material que certamente utilizarei em outros momentos. Tenho repensado meu modo de escrever e o que mais gosto é dos exercícios. Para mim é muito importante escrever em casa e levar na aula para discutir ou para que o professor leia e faça considerações."

Jeanine Porto Brondani

"Estou gostando muito, um dos sinais é que não perdi nenhum encontro. Mas mais do que isso, eu degusto os assuntos tratados. Já verbalizei que estou fazendo o que sempre quis: mergulhar na literatura. Isto tem um sabor especial quando as pessoas que ouvimos têm conhecimento e competência."

Maria Rosa Fontebasso

"O curso é bem elaborado e condiz com minhas expectativas. Os temas abordados são de grande relevância para o ato de escrever, principalmente porque nos induz a exercitar ainda mais o processo. Acho que, embora no meu caso por ter feito o curso de Letras, os temas sejam conhecidos, a abordagem porém é baseada em ícones diversos, não se fixando apenas em textos. Houve enfim, boa representação dos temas."

Gilson Corrêa

"Considero o curso muito bom. Aprendi coisas que me passavam despercebidas ao escrever. A história dos grandes clássicos também foi interessante de estudar."

Gilmar Delvan

Clique aqui para acessar a página do curso

"O curso está sendo bastante interessante. Todos os assuntos são novidades para mim."

Patrícia da Fonseca Martins

"Após transcorridos três módulos do Curso Livre de Formação de Escritores da METAMORFOSE. Parece até que o interesse em escrever, de recriar realidades, de estimular vivências, estejam conversando entre si, e, — este é meu desejo —, combinando de ganharem mundo através de contos, crônicas ou quem sabe um romance. São essas coisas que encontro no Curso, sentindo uma parte de minha identidade, que antes parecia apenas nebulosidade, ganhar forma e densidade."

Léo Ustarroz

"O bom seria que a escola, desde o inicio, formasse uma comunidade de escritores, pois ensinar a ler e a escrever é um desafio que vai além da alfabetização. O aluno deveria ser capacitado a saber da importância  da leitura e da escrita para a sua formação,  instrumento que torna o homem capaz de mudar o mundo, reorganizar pensamentos e assumir posições.

No entanto, isso não é a nossa realidade e pessoas ávidas de saber, gostariam da oportunidade de aprender a escrever, no sentido mais amplo., ou seja: tornar-se um escritor.

Aconteceu comigo. Sempre tive por hábito ler muito e escrever o que sentia e observava ao meu redor. Como fazer isso de uma maneira produtiva, correta, e com uma orientação qualificada? Não esperei acontecer e fui buscar o conhecimento que entendia ser necessário.

A primeira  oportunidade surgiu quando cursei o Pós Graduação em Revisão e Produção Textual. Ali convivi com grandes Mestres que me deram a certeza que aquele era o meu caminho. Dei os primeiros passos para uma produção textual orientada.

Depois, o meu mentor, e digo isso porque assim o considero – Doutor, Mestre e amigo Marcelo Spalding -, com a sua disposição de inovar e ensinar, assumiu o papel de repassar aos seus alunos o seu dom da escrita e criou o Curso de Formação de Escritores, em um espaço que chamou de Metarmorfose (buscar a transformação).

As portas foram abertas. O caminho planejado, equipado, proporcionando o que de melhor podia ser selecionado em termos de docentes e módulos de aprendizado, colocados à disposição de quem realmente quer produzir algo e marcar a sua história.

Vamos trabalhar, aproveitar essa grande chance de ver o seu nome impresso na capa de um livro que você escreveu. Hoje tudo isso é possível com o que temos ao alcance das nossas mãos.

Criar e construir para o leitor!"

Teresinha Mendes Ribeiro Bopp

Clique aqui para acessar a página do curso

 


Acesso rápido:
Capa | Quem Somos | Cursos em Porto Alegre | Cursos Online | Editora Metamorfose | Espaço Metamorfose | Contato