Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                  Quem Somos | Oficinas em Porto Alegre | Oficinas Online | Editora | Notícias | Contato
Reserve sua vaga para próximas turmas do Formação de Escritores presencial em POA

Oficina Online de Poesia e Letra de Música

ideal para quem gosta de poesia e quer começar a escrever ou já escreve e quer explorar novas técnicas e formas

A Oficina Escrevendo poesia e letras de música traz uma combinação perfeita para quem gosta, quer escrever ou já escreve poesia. Na primeira parte, traz técnicas de escrita de poesias, com aulas extras especiais para quem escreve. Na segunda parte, fornece ferramentas para o exercício da criatividade na área da composição musical da letra e técnicas para apropriação prática dessa linguagem.

Com exclusivo material multimídia, a oficina traz desafios de escrita e de música que serão avaliados pelo próprio professor, em uma interação pouco vista em oficinas online, mas muito importante para seu aprendizado e envolvimento.

• Curso a distância: faça de onde e quando quiser pela internet;
• Atividades lidas e comentadas pessoalmente pelo professor;
• Atualização constante do material feita pela próprio professor; 
• Todas as aulas já publicadas no início do curso, dando liberdade a você.

inscrições abertas - início imediato

Duração: 4 meses (60 horas/aula)
Investimento: R$ 230,00 para todo o curso (ou 2x de R$ 120,00)


Promoção: prorrogação do acesso ao material até o fim de 2024 e acesso gratuito à Oficina do Livro Online

Inscrições abertas: clique aqui


Confira o vídeo da Aula 1 da Oficina



Conteúdos do Curso

Aulas
1 - Introdução à poesia
2 - Poema narrativo e dramático
3 - Poema lírico
4 - Figuras de linguagem
5 - Rima, troca e harmonia
6 - Ritmo e melodia
7 - Refrão
8 - Tema e conteúdo

Aulas extras/especiais incluídas no curso
> Escrita Criativa para iniciantes
> Tópicos de Língua Portuguesa
> Dicas para publicar um livro
> Literatura digital


Inscrições abertas: clique aqui


Depoimentos

Estou adorando. Passei os meses anteriores dividida entre meu tratamento de saúde, o tratamento da minha mae e as aulas online do Conservatório, onde estudo. Agora, finalmente, tive como parar para assistir as aulas. O curso é bastante completo, tenho começado a escrever poesias a partir do que estou lendo e aprendendo. Adorei descobrir sobre a letra da canção "Como eu quero" do Kid Abelha. (Simone Melo)

Estou adorando o curso! Não só nos leva a rever conceitos como os de figuras de linguagem, que para quem não trabalha diretamente com a língua portuguesa às vezes são esquecidos, como convida à análise e à prática da escrita, que é o que os alunos buscam. Gostei muito da ênfase nos textos e do material complementar. (Alessandra Alcedo Garritano)

As minhas dificuldades não são pequenas mas o nível de aprendizado tem sido muito importante para mim. Conhecimentos adormecidos voltaram a tona. Muitas informações até então desconhecidas, vem acrescentando as possibilidades de me sentir um pouco mais equipada diante das armas necessárias para alguma manifestação poética ou não. As figuras de linguagem estão sendo "Pedras no meio do caminho" embora venha tentando contorná-las. Curioso o fato de com frequência fazer uso das figuras sem saber identificá-las. Converso com o Senhor SILÊNCIO, envio carta para A DONA SAUDADES, ou "Sussurra o riacho manso/que nas pedras serpenteia/pensando encontrar descanso/no mar que espuma na areia." ou "Eu grávida estou/ gestando um poema/nem belo, nem feio, /somente um poema./Pedaço de mim ao mundo virá... Continua o meu encantamento pelo curso e pela possibilidade de estar me submetendo a uma METAMORFOSE. (Maria Helena Binelli Catan)

Esse curso está sendo um excelente investimento. O material didático, a metodologia, até agora visualizado permite observar a preocupação do Metamorfose no aprendizado do aluno. Rafael e Marcelo, com os quais mantive contato digital, são super atenciosos, profissionais. (Marta Xavier)

Há anos leio e há menos tempo, escrevo, em especial poemas. E, claro, incentivo a outros, afinal, sou professora de Língua Portuguesa... Mas não é que começando a fazer o curso de "Poesia e letra de música", da Metamorfose Cursos comecei a conhecer uma outra habilidade que nunca imaginei que eu teria... Escrever letra de música! E não apenas isso, até melodia, ritmo, enfim... Estou encantada, muito feliz e satisfeita com o curso. Concluí o curso (com gostinho de quero mais) e aprendi muito. A aula é muito envolvente, tem a parte teórica, mas principalmente, a prática. O professor Rafael traz o assunto como se estivesse conversando debaixo de uma árvore, com seu violão, contando causos, histórias, tocando e (en)cantando e isso envolve demais. Parabéns pelo excelente trabalho. Pretendo continuar fazendo outros cursos por aqui. Abraços e sucesso sempre! (Isabel Leslie Figueirêdo de Menezes Lima)

“Estou gostando muuuuuuuuuuuuito do curso! Confesso que não sei se meu ritmo está lento ou rápido, mas eu optei fazer no meu ritmo: assisto uma aula por dia. Adorei os vídeos do professor Rafael (poxa, que poesias lindas ele tem!), material das aulas (alguns eu já conhecia, pois consta no livro do professor Marcelo Spalding). Estou lendo e assistindo todos os vídeos. Eu acredito que para escrever bem poemas e letras de música deve-se ter boa carga de leitura. E muita prática, é claro.” (Roni Ferreira Nunes)

Muito interessante a oficina. Os áudios mais textos explicativos se casam muito bem facilitando, por muitas vezes, o entendimento de termos e nomes onde somente a leitura poderia deixar dúvidas e erros quanto pronuncias. Conteúdo bem elaborado atendendo a formação de ideias necessárias compôr o que curso se propõem. Delicioso! (Fatima A Rôvere)

Estou achando bem montado e interessante, está me ajudando a melhorar meus poemas e ainda me fazendo buscar conhecer mais poemas e poetas diversos, então por enquanto estou adorando o curso. O Rafael é uma pessoa bem estudada e sabe bem como explicar as matérias, sem falar que ele me ajudou a perceber os erros do desafio um que após algumas alterações ficou incrível. (Rodrigo Zago)

O curso tem sido muito proveitoso principalmente para mim. Sou amadora na arte de escrever poesia e tenho estudado os tópicos minuciosamente para melhor proveito. Tenho várias poesias escritas e não publicadas justamente pelo motivo de não reconhecê-las em seus tipos diversos. Tenho que estudar mais as figuras de linguagem e aplicar nos conteúdos escritos, identificar em cada poesia a sua forma de linguagem, se narrativa, dramática, lírica e etc. Estou tentando me adequar à proposta apresentada. (Maria Flor de Maio Ferreira Muzzi)

Tenho seguido o curso com muito entusiasmo. Como os demais cursos que já fiz nessa plataforma, o conteúdo é completo e o material fornecido tem muita qualidade. O material complementar, tanto em texto quanto em vídeo, concorrem tanto pelo aprofundamento quanto para a complementação dos assuntos.
A linguagem é muito acessível e a sequência em que os assuntos são tratados é muito planejada. Como gosto de cursos que apresentam o material escrito para estudo, acho muito boa a dinâmica de vocês, que permitem aprender em estudo de fato. (...) O Rafael retorna a avaliação das atividades de forma muito rápida, o que me mostra seu envolvimento com o processo. Além disso, suas avaliações e considerações tem sido enriquecedoras. (Fabiana Figueira Corrêa)



Ministrante

Professor do curso

Rafael Figueiredo é formado pelo conservatório Marcos Maronez, em violão erudito e popular, em Produção Cultural pelo instituto Trocando Ideia. Cursou as extensões Teoria e Percepção (UFRGS) e Núcleo de Música Improvisada (UFRGS). Foi aluno do maestro Jean Jacques (Théâtre Du Soleil) na oficina Corpos Musicais e de Anselmo Vasconcelos em “Oficina de Montagem cênica” (SESC São Leopoldo). Lecionou música para ensino médio e fundamental, foi educador social no instituição Círculo Operário Leopoldense, onde criou e desenvolveu o projeto “O Som do Lixo”. Ministrou a oficina “Corpo, Música e Sociedade”, na Casa de Cultura Mario Quintana. Atualmente, Rafael é compositor e letrista do trio Fala Amolada, diretor do grupo de Teatro Popular do Instituto Estadual de Ensino, na cidade de Sapiranga e professor particular de música.

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email marcelo@marcelospalding.com.

 


Metamorfose Cursos e Editora
sede em Porto Alegre, RS | contato@metamorfosecursos.com.br | WhatsApp 51-99319-5780